EXPANSÃO URBANA E DESENVOLVIMENTO: A CONSTRUÇÃO DESIGUAL DOS ESPAÇOS EM MINEIROS-GO

Autores

  • Juliana Faria Borges Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí GO
  • Márcio Rodrigues Silva Professor, Orientador da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí-GO.

Palavras-chave:

Dinâmica, Mineiros, Município

Resumo

É a partir do final do século XX que o estudo urbano atinge maior repercussão no Brasil, em razão do processo de urbanização que se intensificou relativamente nesse período. Essa expansão desenfreada dos espaços urbanos, no entanto, tem sido acompanhada de problemas os mais diversos, sendo o principal deles a concentração da renda em benefício de poucos. O presente artigo teve por objetivo investigar a distribuição de renda local e levantar discussão a cerca dessa problemática, que tem influenciado no arranjo sócioespacial de Mineiros-GO. Para o seu desenvolvimento, foram levantadas informações sobre a dinâmica demográfica e econômica e dados sociais, como o índice de Desenvolvimento Humano - IDH e o índice de Gini, disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Em seguida, demonstrar como essa relação tem se revelado na construção do espaço urbano de Mineiros-GO. O estudo pode contribuir junto à reflexão sobre o problema da concentração de renda e a construção desigual dos espaços urbanos e pontuar algumas sugestões de ações já existentes no Estatuto da Cidade, que ultrapasse o papel para, enfim, promover na prática a justiça espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Faria Borges, Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí GO

Formada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestranda em Geografia com enfase no espaço urbano pela UFG, Campus Jataí-GO.

Márcio Rodrigues Silva, Professor, Orientador da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí-GO.

Professor Doutor em geografia com enfase no espaço urbano, da Universidade Federal de Goiás- UFG, campus Jataí-GO.

Downloads

Publicado

21-06-2017

Como Citar

Borges, J. F., & Silva, M. R. (2017). EXPANSÃO URBANA E DESENVOLVIMENTO: A CONSTRUÇÃO DESIGUAL DOS ESPAÇOS EM MINEIROS-GO. Caminhos De Geografia, 18(62), 234–250. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/34419

Edição

Seção

Artigos