A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

  • Lucas Antônio Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco
  • Mateus Ferreira Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175908

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Educação geográfica, Currículo, Ensino-aprendizagem

Resumen

O comprometimento da Geografia, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, é compreender as relações entre sociedade e natureza, suas instabilidades e estabilidades, ao longo do processo de construção do espaço, seu objeto de estudo. Assim, que aspectos curriculares permitem uma aproximação ou distanciamento entre o ensino da Geografia e a educação ambiental, no sentido de pôr em evidência a construção da cidadania e o conhecimento social? Portanto, este artigo objetiva compreender como a educação ambiental, no âmbito do ensino de Geografia, se constitui e possibilita um trabalho pedagógico dinamizado e significativo, além de argumentar acerca de possíveis implicações deste trabalho sobre currículo escolar, no sentido de romper com velhas conjecturas e práticas em direção a formação cidadã na escola. A partir de uma revisão de literatura, procura-se a construção de um estado do conhecimento, com vista a formar um quadro analítico de questões sobre a temática. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Antônio Viana Botêlho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, pesquisando na área de concentração de "Dinâmicas regionais e socio-espaciais contemporâneas", atuando na linha de pesquisa "Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço". Colaborador no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas temáticas de Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Currículo e Formação de Professores.

Mateus Ferreira Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Pós-graduando em Ensino de Geografia pela UESC. Aluno de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Colaborador no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas temáticas de Ensino de Geografia, Tecnologias educacionais e Formação de Professores.

Francisco Kennedy da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Professor permanente e pesquisador do curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO do DCG/UFPE na linha de pesquisa Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. Coordenador do curso de licenciatura em Geografia - Ead/UFPE; Coordenador de Área do PIBID-Geografia/UFPE.

Publicado

2016-09-09

Cómo citar

BOTÊLHO, L. A. V.; SANTOS, M. F.; SANTOS, F. K. da S. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GEOGRAFIA ESCOLAR: DIMENSÕES CURRICULARES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 59, p. 126–143, 2016. DOI: 10.14393/RCG175908. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31858. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos