REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175902Palabras clave:
Geografia Escolar, Jovens e Adolescentes, Comunidades FavelaresResumen
Este artigo busca discutir acerca das representações sociais construídas por jovens e adolescentes de comunidades favelares e suas contribuições para as aprendizagens significativas na Geografia Escolar. Por meio de uma metodologia de inspiração interacionista e construtivista, este estudo investe na tese de que a identificação e análise das representações sociais do espaço da favela construídas pelos alunos, potencializa pistas de reflexão sobre a utilização destes sistemas significativos no ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. Foram utilizadas fotos de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Ilhéus/Ba. Estas fotos serviram para deslanchar o discurso sobre o espaço da favela, seguido de uma análise sistemática do conteúdo destes discursos, buscando os conhecimentos geográficos do "senso comum" contidos nas representações sociais do espaço. A imagem da favela não só revelou práticas, táticas construídas e artes de fazer no espaço cotidiano, mas também dos dispositivos de transmissão de valores e de significações que lhe são atribuídas, além de contribuir ao ensino de geografia, nos planos científico, sócio-educativo e didático.
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