MERCANTILIZAÇÃO DA CULTURA E A IDENTIDADE DO CAPITAL: AS TRANSFORMAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE DE SANTOS (SP)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175702Palabras clave:
Planejamento estratégico, refuncionalização, espaço-mercadoria.Resumen
A análise desenvolvida promove uma crítica aos projetos e políticas públicas operantes na transformação do espaço urbano que, geralmente, aproximam-se dos interesses privados e, inevitavelmente, afastam-se dos ideais sociais. Procurou-se analisar os interesses envolvidos na forma de planejar a cidade de Santos (SP), sobretudo, as tendências de produção do espaço e suas relações com os aspectos culturais após a criação do programa Alegra Centro em 2003. Assim, tornou-se essencial compreender as mudanças nos modelos de ordenamento das cidades, sua gênese e consequências para a estrutura urbana e seus habitantes. A intenção é revelar como os mecanismos de produção do espaço, advindos do planejamento estratégico, direcionam-se cada vez mais para os interesses do capital, normatizando as particularidades culturais em elementos mercadológicos que fomentam a atratividade por novos investimentos para a cidade. A análise teve o respaldo de levantamentos bibliográficos, documentais e estatísticos do tema, além da execução de trabalhos de campo, permitindo maior aproximação com os principais agentes de produção do espaço em Santos. Verificou-se que a nova governança urbana gerou um novo dinamismo no espaço por meio da implantação de novas estratégias, como os projetos de refuncionalização, que valorizam o patrimônio cultural pelo viés mercadológico, conferindo-lhe novas funções e significados.
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