A PRODUÇÃO DE COMPLEXOS PORTUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA, OESTE DO PARÁ: LÓGICAS E CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores/as

  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jovenildo Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165629183

Palabras clave:

investimentos infraestruturais, Amazônia, portos, logística

Resumen

O governo federal, a partir de 2007, vem planejando e executando políticas públicas infraestruturais de maneira continuada, sobretudo, na área portuária, por meio de financiamento público, incentivos fiscais, concessões de terras e autorizações para construção de portos privados em diversas regiões do Brasil, particularmente na Amazônia Oriental. Assim, o artigo tem o objetivo caracterizar e analisar a lógica e as contradições que vem permeando a produção dos complexos portuários no território paraense, por meio de políticas públicas, no Município de Itaituba, Oeste do Pará. Como fontes analíticas fez-se o uso de discursos e documentos oficiais do governo federal, além de pesquisa de campo. Essa triangulação de fontes permitiu "mostrar" a lógica, a partir da interação de três dimensões analíticas: (1) técnico; (2) técnico-econômico, ambiental e econômico-operacional; e, (3) ajuste espacial e melhores taxas médias de lucro (lucro excedente mediante as mudanças de localizações). As contradições percebidas foram destruição ambiental e arqueológica, violação de direitos, injustiça ambiental e perda de conforto ambiental e a apropriação privada de espaços públicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui formação interdisciplinar.

Jovenildo Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Economista pela Universidade da Amazônia, Geógrafo pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. E-mail: jovengeo@yahoo.com.br.

Publicado

2015-12-11

Cómo citar

RODRIGUES, J. C.; RODRIGUES, J. C. A PRODUÇÃO DE COMPLEXOS PORTUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA, OESTE DO PARÁ: LÓGICAS E CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 56, p. 1–21, 2015. DOI: 10.14393/RCG165629183. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29183. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos