TURISMO E FOTOGRAFIA: ELEMENTOS PARA O CONHECIMENTO DA PAISAGEM DE CAMOCIM-CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165327955Palabras clave:
Turismo, Fotografia, PaisagemResumen
O turismo e a fotografia são dois elementos que estão intimamente ligados, dentro de suas reais atribuições, ainda que parcialmente explorados por quem os utilizem. Através da fotografia, ampliam-se as possibilidades de se conhecer e compreender a imagem de um lugar, bem como o estudo do seu passado, a reflexão do seu presente e sua projeção para o futuro. Quando bem utilizados e compreendidos, a fotografia e o turismo podem proporcionar visões diferentes que outros tipos de recursos não exploram com tanta propriedade. O presente trabalho realizou uma pesquisa de campo com aplicação de questionário semiestruturado, envolvendo aleatoriamente 100 (cem) pessoas, entre moradores e visitantes, para buscar respostas que lançassem alguma luz sobre o seu objetivo principal: compreender como a fotografia e o turismo podem auxiliar no conhecimento da paisagem camocinense. Os resultados revelaram que a paisagem local, sem o conjunto de equipamentos paisagísticos ou de lazer, não desperta a atenção (quer seja dos nativos ou de turistas), especialmente através de fotografias. Assim, é importante desenvolver uma imagem da cidade de Camocim-CE, baseada em fotografias e vivências turísticas, que representem os aspectos estéticos, culturais e ecológicos de sua paisagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Cláudio Henrique Silva Fontenele, Fábio de Oliveira Matos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.