TRANSFORMAÇÕES NO MEIO URBANO A PARTIR DOS SHOPPING CENTERS: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FORTALEZA-CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165426839Palabras clave:
Meio Ambiente, Impactos Ambientais, Shopping, Urbanização.Resumen
O artigo discute a qualidade de vida urbana, por meio de uma abordagem geográfica, em que observou as relações entre shopping center e meio ambiente e suas repercussões nos impactos ambientais. As transformações socioambientais no meio urbano, devido à instalação de grandes empreendimentos como os shopping centers aparecem em alguns casos diretamente ligadas à degradação dos ecossistemas naturais, como poluição de lagoas, rios, mares, diminuição da biodiversidade vegetal, animal e ocupação de áreas vulneráveis. A análise da cidade como ecossistema de fluxos de matéria e energia, importação de insumos e exportação de produtos contaminantes, passou-se a estabelecer capacidades de suporte, em função da capacidade de carga importada e da degradação ecológica exportada.O pressuposto teórico-metodológico desse artigo está baseado em Henri Lefebvre, tendo como a categoria analítica - o espaço. A partir das concepções metodológicas e teóricas desse autor permite uma compreensão mais ampla das diferentes temporalidades e sua relação com a implantação dos shopping centers na Região Metropolitana de Fortaleza e suas consequências no meio ambiente urbano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Caminhos de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.