TRANSFORMAÇÕES NO MEIO URBANO A PARTIR DOS SHOPPING CENTERS: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FORTALEZA-CE

Autores

  • Tiago Estevam Gonçalves Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE.
  • Djane de Souza Lima Gonçalves Mestranda em Planejamento e estratégia empresarial. Universidade Autónoma de Lisboa.
  • Francisco Aquiles de Oliveira Caetano Graduado em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165426839

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Impactos Ambientais, Shopping, Urbanização.

Resumo

O artigo discute a qualidade de vida urbana, por meio de uma abordagem geográfica, em que observou as relações entre shopping center e meio ambiente e suas repercussões nos impactos ambientais. As transformações socioambientais no meio urbano, devido à instalação de grandes empreendimentos como os shopping centers aparecem em alguns casos diretamente ligadas à degradação dos ecossistemas naturais, como poluição de lagoas, rios, mares, diminuição da biodiversidade vegetal, animal e ocupação de áreas vulneráveis. A análise da cidade como ecossistema de fluxos de matéria e energia, importação de insumos e exportação de produtos contaminantes, passou-se a estabelecer capacidades de suporte, em função da capacidade de carga importada e da degradação ecológica exportada.O pressuposto teórico-metodológico desse artigo está baseado em Henri Lefebvre, tendo como a categoria analítica - o espaço. A partir das concepções metodológicas e teóricas desse autor permite uma compreensão mais ampla das diferentes temporalidades e sua relação com a implantação dos shopping centers na Região Metropolitana de Fortaleza e suas consequências no meio ambiente urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Estevam Gonçalves, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia do Ceará.

Doutorando em Geografia da Universidade Federal do Ceará com período sanduíche no IGOT/CEG da Universidade de Lisboa.

 

Downloads

Publicado

21-07-2015

Como Citar

GONÇALVES, T. E.; GONÇALVES, D. de S. L.; CAETANO, F. A. de O. TRANSFORMAÇÕES NO MEIO URBANO A PARTIR DOS SHOPPING CENTERS: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FORTALEZA-CE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 54, p. 239–253, 2015. DOI: 10.14393/RCG165426839. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26839. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos