LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE SOBRE O QUE É PRODUZIDO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Lair Miguel da Silva Universidade Federal de Uberlandia
  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155226355

Palabras clave:

Material Didático, Ensino e Aprendizagem, Ensino de Geografia

Resumen

O ensino de Geografia é de suma importância para a formação cidadã do estudante, devendo, por isso, estar presente desde os primeiros anos de sua vida escolar. E para que a criança possa compreender melhor esse ensino, deve ser iniciado a partir do cotidiano em que ela vive, para que a mesma possa se sentir participante da sociedade e da natureza das quais participa. O presente trabalho, resultado do projeto de pesquisa "Livros didáticos de Geografia: uma análise sobre o que é produzido para os anos iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo avaliar a qualidade de livros didáticos de Geografia voltados para os anos iniciais, bem como a utilização dos mesmos pelos professores. A partir dos resultados obtidos, propôs-se um modelo teórico de Livro Didático, capaz de desempenhar a função de auxiliar o professor e o estudante no processo de ensino e aprendizagem. Como processos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados questionários a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Uberlândia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lair Miguel da Silva, Universidade Federal de Uberlandia

Licenciada e Bacharel em Geografia. Bolsista PIBIC-FAPEMIG/2011.

Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2014-12-12

Cómo citar

SILVA, L. M. da; SAMPAIO, A. de A. M. LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE SOBRE O QUE É PRODUZIDO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 52, p. 173–185, 2014. DOI: 10.14393/RCG155226355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26355. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos