LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE SOBRE O QUE É PRODUZIDO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Lair Miguel da Silva Universidade Federal de Uberlandia
  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155226355

Keywords:

Material Didático, Ensino e Aprendizagem, Ensino de Geografia

Abstract

O ensino de Geografia é de suma importância para a formação cidadã do estudante, devendo, por isso, estar presente desde os primeiros anos de sua vida escolar. E para que a criança possa compreender melhor esse ensino, deve ser iniciado a partir do cotidiano em que ela vive, para que a mesma possa se sentir participante da sociedade e da natureza das quais participa. O presente trabalho, resultado do projeto de pesquisa "Livros didáticos de Geografia: uma análise sobre o que é produzido para os anos iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo avaliar a qualidade de livros didáticos de Geografia voltados para os anos iniciais, bem como a utilização dos mesmos pelos professores. A partir dos resultados obtidos, propôs-se um modelo teórico de Livro Didático, capaz de desempenhar a função de auxiliar o professor e o estudante no processo de ensino e aprendizagem. Como processos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados questionários a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Uberlândia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lair Miguel da Silva, Universidade Federal de Uberlandia

Licenciada e Bacharel em Geografia. Bolsista PIBIC-FAPEMIG/2011.

Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2014-12-12

How to Cite

SILVA, L. M. da; SAMPAIO, A. de A. M. LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE SOBRE O QUE É PRODUZIDO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 52, p. 173–185, 2014. DOI: 10.14393/RCG155226355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26355. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos