ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216760Palabras clave:
Geografia, Alfabetização cartográfica, TIC`s, ensino-aprendizagemResumen
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.