ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216760Keywords:
Geografia, Alfabetização cartográfica, TIC`s, ensino-aprendizagemAbstract
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.