A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO TURISTICO URBANO PELA COMUNIDADE DE ILHÉUS - BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134416703Palabras clave:
Cultura, Espaço urbano, Ilhéus, Percepção, TurismoResumen
Compreender o fenômeno do turismo no espaço perpassa pelo entendimento de que o conhecimento científico se processa a partir das relações entre os sujeitos e o objeto e dos níveis de experiências que esses travam entre si. Nesse sentido destaca-se a cidade de Ilhéus, que se apresenta como um dos destinos turísticos mais procurados do Estado da Bahia. Assim, este trabalho busca compreender os efeitos da atividade turística e as influências no processo de produção e consumo do espaço urbano ilheense. Justifica-se este estudo através do diálogo dialético do pensamento teórico com a realidade da prática da atividade turística neste, baseados em Bomfim (2005), Yazig (2003), Carlos (2002) e Milton Santos (1997). Para tal, utiliza-se da pesquisa qualitativa, adotando-se a teoria e o método numa concepção fenomenológica e dialógica (HUSSERL, 1986; TUAN, 1980), com o objetivo de apreender a percepção do espaço urbano transformado em espaço turístico pela comunidade local de Ilhéus. Os resultados apontam que a atividade turística desenvolvida até agora em Ilhéus tem seu foco apenas no turista, e os benefícios atingem a uma pequena parcela da sociedade, de maneira que a comunidade local não valida essa atividade como tal.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Adelina Prado Calda Neres, Natanael Reis Bomfim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.