A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO TURISTICO URBANO PELA COMUNIDADE DE ILHÉUS - BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134416703Keywords:
Cultura, Espaço urbano, Ilhéus, Percepção, TurismoAbstract
Compreender o fenômeno do turismo no espaço perpassa pelo entendimento de que o conhecimento científico se processa a partir das relações entre os sujeitos e o objeto e dos níveis de experiências que esses travam entre si. Nesse sentido destaca-se a cidade de Ilhéus, que se apresenta como um dos destinos turísticos mais procurados do Estado da Bahia. Assim, este trabalho busca compreender os efeitos da atividade turística e as influências no processo de produção e consumo do espaço urbano ilheense. Justifica-se este estudo através do diálogo dialético do pensamento teórico com a realidade da prática da atividade turística neste, baseados em Bomfim (2005), Yazig (2003), Carlos (2002) e Milton Santos (1997). Para tal, utiliza-se da pesquisa qualitativa, adotando-se a teoria e o método numa concepção fenomenológica e dialógica (HUSSERL, 1986; TUAN, 1980), com o objetivo de apreender a percepção do espaço urbano transformado em espaço turístico pela comunidade local de Ilhéus. Os resultados apontam que a atividade turística desenvolvida até agora em Ilhéus tem seu foco apenas no turista, e os benefícios atingem a uma pequena parcela da sociedade, de maneira que a comunidade local não valida essa atividade como tal.Downloads
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Copyright (c) 2012 Adelina Prado Calda Neres, Natanael Reis Bomfim
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