NELSON WERNECK SODRÉ: UM HISTORIADOR MILITAR DE ESQUERDA NO LIMIAR DA RENOVAÇÃO CRÍTICA DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016569Palabras clave:
Nelson Werneck Sodré, Geografia, Renovação CríticaResumen
Este artigo tem como proposta central a produção de Nelson Werneck Sodré titulada Introdução à Geografia: Geografia e Ideologia e a sua inserção na década de 1970 para o processo de renovação crítico da Geografia. Esta obra propicia a leitura do cenário em que a ciência geográfica se encontrava. Esta produção werneckiana aparece com um caráter denunciativo de como a Geografia estava sendo usada, não só no campo da ciência como também do próprio Estado brasileiro da época, para legitimar processos econômicos, sociais e, sobretudo, geopolíticos. Assim, pode ser considerada uma Introdução à Geografia às avessas, pois, esta não se restringe à análise de caráter inicial para entender a Geografia. A reflexão é construída por meio do resgate biográfico do autor, de sua obra e o contexto histórico no qual foi produzida. Resgatar-se-á não somente um período da história da Geografia, mas, algo que é mais amplo: o pensamento geográfico.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Marco Túlio Martins, Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.