NELSON WERNECK SODRÉ: UM HISTORIADOR MILITAR DE ESQUERDA NO LIMIAR DA RENOVAÇÃO CRÍTICA DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016569Keywords:
Nelson Werneck Sodré, Geografia, Renovação CríticaAbstract
Este artigo tem como proposta central a produção de Nelson Werneck Sodré titulada Introdução à Geografia: Geografia e Ideologia e a sua inserção na década de 1970 para o processo de renovação crítico da Geografia. Esta obra propicia a leitura do cenário em que a ciência geográfica se encontrava. Esta produção werneckiana aparece com um caráter denunciativo de como a Geografia estava sendo usada, não só no campo da ciência como também do próprio Estado brasileiro da época, para legitimar processos econômicos, sociais e, sobretudo, geopolíticos. Assim, pode ser considerada uma Introdução à Geografia às avessas, pois, esta não se restringe à análise de caráter inicial para entender a Geografia. A reflexão é construída por meio do resgate biográfico do autor, de sua obra e o contexto histórico no qual foi produzida. Resgatar-se-á não somente um período da história da Geografia, mas, algo que é mais amplo: o pensamento geográfico.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Marco Túlio Martins, Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.