O LUGAR NO MUNDO E O MUNDO NO LUGAR: A GEOGRAFIA DA SOCIEDADE GLOBALIZADA

Autores/as

  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG124016506

Palabras clave:

Lugar, Espaço Geográfico, Geografia, Milton Santos

Resumen

Pensar o Espaço Geográfico nos dias atuais perpassa refletir nos recortes analíticos da Geografia, entre eles a categoria lugar. Milton Santos nos ensina que cada lugar é, à sua maneira, o mundo. Assim, o conceito de lugar apoderou-se de inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo: lugar da existência, da co-existência, da co-presença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo. Por outro lado, não dissociado, o lugar conforma o aprofundamento da divisão territorial do trabalho e da especialização dos lugares, atendendo as exigências de produção e circulação do modo-de-produção capitalista atual. Com as densidades técnicas, informacional e comunicacional dos lugares compreende-se a hibridez do particular e do mundo através das solidariedades: orgânicas, organizacional e institucional, caracterizando a dialética lugar-mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Discente do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduação em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Geógrafo-Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da UEPB/CNPq.

Publicado

2011-12-31

Cómo citar

CAVALCANTE, M. B. O LUGAR NO MUNDO E O MUNDO NO LUGAR: A GEOGRAFIA DA SOCIEDADE GLOBALIZADA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 40, p. 91–95, 2011. DOI: 10.14393/RCG124016506. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16506. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos