O LUGAR NO MUNDO E O MUNDO NO LUGAR: A GEOGRAFIA DA SOCIEDADE GLOBALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016506Palavras-chave:
Lugar, Espaço Geográfico, Geografia, Milton SantosResumo
Pensar o Espaço Geográfico nos dias atuais perpassa refletir nos recortes analíticos da Geografia, entre eles a categoria lugar. Milton Santos nos ensina que cada lugar é, à sua maneira, o mundo. Assim, o conceito de lugar apoderou-se de inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo: lugar da existência, da co-existência, da co-presença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo. Por outro lado, não dissociado, o lugar conforma o aprofundamento da divisão territorial do trabalho e da especialização dos lugares, atendendo as exigências de produção e circulação do modo-de-produção capitalista atual. Com as densidades técnicas, informacional e comunicacional dos lugares compreende-se a hibridez do particular e do mundo através das solidariedades: orgânicas, organizacional e institucional, caracterizando a dialética lugar-mundo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Márcio Balbino Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.