DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716498Palabras clave:
Shopping center, ciclo de vida do produto, mercado imobiliárioResumen
O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda em andamento, tomada a partir da conclusão de tese de doutorado intitulada: Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (GARREFA, 2007). Na tese, identificou-se o encurtamento do ciclo de vida dos shopping centers e seu enquadramento a uma condição de semelhante à dispensada aos produtos de consumo, a efemeridade e a descartabilidade. Com o intuito de dar segmento às constatações elaboradas na tese, busca-se analisar os desdobramentos atuais desse fenômeno, concentrando-se no modelo que tem sido difundido com intensidade nos Estados Unidos e ainda timidamente no Brasil: os shopping centers com os corredores de compra descobertos, apelidados de open-air mall. Este modelo foi definido após conferência do Urban Land Institute intitulado: Dez princípios para repensar o mall cuja publicação gerou uma cartilha de princípios visando uma melhor relação entre shopping centers e a cidade. A primeira vista, o open-air mall parece mais atento às peculiaridades das cidades estabelecendo com elas uma sinergia positiva. No entanto, um olhar mais atento mostra que se configuram acima de tudo mais uma tentativa de manutenção do ciclo do lucro, um modismo que tende a ser descartado com mais rapidez que seus predecessores legando grandes impactos às cidades.Descargas
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Derechos de autor 2011 Fernando Garrefa, Felipe Mossler Reis Ferreira
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