REESTRUTURAÇÃO URBANA E CRIAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SHOPPING CENTERS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716395Palabras clave:
Reestruturação urbana, descentralização, novas centralidades, Shopping Centers.Resumen
O espaço urbano, entendido enquanto a condição, meio e produto das ações realizadas pela sociedade ao longo do tempo, apresenta-se em constante reestruturação, segundo as imposições do modo capitalista de produção, que passa por modificações, a fim de assegurar a reprodução do capital. Como resultado do processo de reestruturação produtiva tem-se reestruturação urbana, consubstanciada nas novas centralidades, a exemplo dos Shopping Centers. Essas novas centralidades criam novas dinâmicas econômicas e espaciais (re)definindo as funções em seu entorno e da área central. Diante da relevância dessa temática, através deste estudo busca tecer considerações sobre os Shopping Centers, vistos enquanto resultado das modificações no processo produtivo, cujos reflexos são diretamente sentidos na dinâmica urbana, no âmbito do processo de reestruturação urbana, a partir da criação de novas centralidades. Espera-se a partir das discussões realizadas, contribuir com os estudos de geografia urbana, especificamente com aqueles referentes ao processo de reestruturação urbana, e surgimento de novas centralidades.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Lidiane Aparecida Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.