REESTRUTURAÇÃO URBANA E CRIAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SHOPPING CENTERS

Autores/as

  • Lidiane Aparecida Alves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123716395

Palabras clave:

Reestruturação urbana, descentralização, novas centralidades, Shopping Centers.

Resumen

O espaço urbano, entendido enquanto a condição, meio e produto das ações realizadas pela sociedade ao longo do tempo, apresenta-se em constante reestruturação, segundo as imposições do modo capitalista de produção, que passa por modificações, a fim de assegurar a reprodução do capital. Como resultado do processo de reestruturação produtiva tem-se reestruturação urbana, consubstanciada nas novas centralidades, a exemplo dos Shopping Centers. Essas novas centralidades criam novas dinâmicas econômicas e espaciais (re)definindo as funções em seu entorno e da área central. Diante da relevância dessa temática, através deste estudo busca tecer considerações sobre os Shopping Centers, vistos enquanto resultado das modificações no processo produtivo, cujos reflexos são diretamente sentidos na dinâmica urbana, no âmbito do processo de reestruturação urbana, a partir da criação de novas centralidades. Espera-se a partir das discussões realizadas, contribuir com os estudos de geografia urbana, especificamente com aqueles referentes ao processo de reestruturação urbana, e surgimento de novas centralidades.

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Publicado

2011-03-15

Cómo citar

ALVES, L. A. REESTRUTURAÇÃO URBANA E CRIAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SHOPPING CENTERS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 37, p. 171–184, 2011. DOI: 10.14393/RCG123716395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16395. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos