VIVÊNCIAS E VALORES NO COTIDIANO DE UMA COMUNIDADE RURAL DO SUDESTE GOIANO: A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO DE PAZ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113516387Palabras clave:
comunidade de Rancharia, representação social, meio ambiente, educaçãoResumen
Esse artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado, com o objetivo de compreender as representações sobre meio ambiente manifestadas pelos moradores de Rancharia, Campo Alegre de Goiás, em seu viver o cotidiano, em suas relações sociais e práticas ambientais, com o intuito de delinear algumas diretrizes que podem auxiliar os programas e ações de educação ambiental, seja na comunidade ou fora dela. A investigação foi guiada pela metodologia da pesquisa qualitativa, que privilegia os aspectos objetivos e subjetivos dos atores sociais, como a compreensão da realidade, a relevância e os significados que os fenômenos têm para eles e o estudo de valores, crenças, hábitos, atitudes, percepções e representações. As entrevistas com os moradores de Rancharia e o estudo teórico fortaleceram a reflexão sobre a complexidade do cotidiano, a importância das representações sociais e os desafios da educação do futuro.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Vanderléia Dartora
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.