VIVÊNCIAS E VALORES NO COTIDIANO DE UMA COMUNIDADE RURAL DO SUDESTE GOIANO: A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO CAMINHO DE PAZ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113516387Keywords:
comunidade de Rancharia, representação social, meio ambiente, educaçãoAbstract
Esse artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado, com o objetivo de compreender as representações sobre meio ambiente manifestadas pelos moradores de Rancharia, Campo Alegre de Goiás, em seu viver o cotidiano, em suas relações sociais e práticas ambientais, com o intuito de delinear algumas diretrizes que podem auxiliar os programas e ações de educação ambiental, seja na comunidade ou fora dela. A investigação foi guiada pela metodologia da pesquisa qualitativa, que privilegia os aspectos objetivos e subjetivos dos atores sociais, como a compreensão da realidade, a relevância e os significados que os fenômenos têm para eles e o estudo de valores, crenças, hábitos, atitudes, percepções e representações. As entrevistas com os moradores de Rancharia e o estudo teórico fortaleceram a reflexão sobre a complexidade do cotidiano, a importância das representações sociais e os desafios da educação do futuro.Downloads
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