PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: NORTH SHOPPING NA DINÂMICA DE NOVAS CENTRALIDADES EM FORTALEZA- CE

Autores/as

  • Tiago Estevam Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123716166

Palabras clave:

Shopping Center, espaço urbano, nova centralidade

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação das novas centralidades em Fortaleza e sua relação com os shopping centers, tendo como shopping em destaque: North Shopping (inaugurado em 1991), localizado na avenida Bezerra de Menezes . No campo metodológico, realizaram-se levantamentos bibliográficos sobre a formação novas centralidades, o processo de produção do espaço urbano fortalezense incentivado pelo setor terciário e shopping center que contribuíram para o entendimento da transformação da cidade, além disso, realizamos visitamos e entrevistas no Norh Shopping. Uma das primeiras áreas centrais a se desenvolver além do Centro tradicional foi a da Aldeota incentivada pelo Center Um (instalado em 1974, na avenida Santos Dumont). Desde a formação das primeiras novas centralidades até o período atual sempre existiu uma relação intrínseca entre estas com os shoppings. Estes equipamentos modernos (shoppings) aparecem com novos espaços de consumo ou novos consumos de espaço que cria e recria novas formas para atrair as pessoas ao consumo, considerando o consumir como signo de felicidade. Nesta perspectiva podemos afirmar que as atividades terciárias e os equipamentos modernos de consumo atuam no crescimento e na organização do espaço urbano, assim geram uma dinâmica comercial em Fortaleza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-03-15

Cómo citar

GONÇALVES, T. E. PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: NORTH SHOPPING NA DINÂMICA DE NOVAS CENTRALIDADES EM FORTALEZA- CE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 37, p. 162–170, 2011. DOI: 10.14393/RCG123716166. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16166. Acesso em: 26 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos