PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: NORTH SHOPPING NA DINÂMICA DE NOVAS CENTRALIDADES EM FORTALEZA- CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716166Palabras clave:
Shopping Center, espaço urbano, nova centralidadeResumen
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação das novas centralidades em Fortaleza e sua relação com os shopping centers, tendo como shopping em destaque: North Shopping (inaugurado em 1991), localizado na avenida Bezerra de Menezes . No campo metodológico, realizaram-se levantamentos bibliográficos sobre a formação novas centralidades, o processo de produção do espaço urbano fortalezense incentivado pelo setor terciário e shopping center que contribuíram para o entendimento da transformação da cidade, além disso, realizamos visitamos e entrevistas no Norh Shopping. Uma das primeiras áreas centrais a se desenvolver além do Centro tradicional foi a da Aldeota incentivada pelo Center Um (instalado em 1974, na avenida Santos Dumont). Desde a formação das primeiras novas centralidades até o período atual sempre existiu uma relação intrínseca entre estas com os shoppings. Estes equipamentos modernos (shoppings) aparecem com novos espaços de consumo ou novos consumos de espaço que cria e recria novas formas para atrair as pessoas ao consumo, considerando o consumir como signo de felicidade. Nesta perspectiva podemos afirmar que as atividades terciárias e os equipamentos modernos de consumo atuam no crescimento e na organização do espaço urbano, assim geram uma dinâmica comercial em Fortaleza.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Tiago Estevam Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.