DOS PINHEIRAIS À “TERRA DOS TRIGAIS”: COLONIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM – COLÔNIA MARECHAL HINDEMBURGO (1930-1950)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113516141Palabras clave:
Paisagem, terras de uso comum, colonização, floresta, desmatamentoResumen
O seguinte artigo tem como objetivo analisar a transformação da paisagem a partir da instalação da Colônia Marechal Hindemburgo, localizada no município de Fraiburgo, Santa Catarina. A partir da análise da paisagem é possível ler as relações entre os homens e a natureza, integrando as características e os elementos tanto físicos quanto humanos. Até o início da colonização, as terras que formavam a colônia eram ocupadas por diversas famílias posseiras, que, assim como moradores confrontantes às terras, possuíam práticas relacionadas ao uso comum da floresta e de seus recursos naturais em atividades como a criação de animais à solta. A colonização foi um momento de ruptura para essa população, onde, ao longo de duas décadas, a inserção de uma nova sociedade, deu origem a um processo de intervenção humana e transformação da paisagem cada vez mais profundo, devastando a floresta para a formação de lavouras e a exploração de seus recursos madeireiros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Marlon Brandt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.