ALGUMAS NOTAS SOBRE O PROCESSO E A ESPACIALIZAÇÃO DA VERTICALIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE LONDRINA: 1950-2000
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113516124Palabras clave:
Geografia Urbana, Verticalização, Espacialização, Londrina.Resumen
O principal objetivo deste artigo foi analisar o processo da produção vertical do espaço urbano da cidade de Londrina, destacando a espacialização dos edifícios de 4 e mais pavimentos, junto a área urbana no período 1950-2000. Os dados da verticalização foram obtidos através de levantamentos junto ao Corpo de Bombeiros de Londrina, utilizando-se dos projetos contra incêndio, para complementação de algumas informações o levantamento prosseguiu junto à Prefeitura Municipal de Londrina e, para finalizar realizamos uma pesquisa através da Lista Telefônica da Editel e Classificados de Imóveis da Folha de Londrina e observações empíricas na cidade. Esses levantamentos deram origem aos dados dos edifícios com 4 e mais pavimentos. A discussão do processo foi realizada levando em conta cinco períodos e a espacialização vertical foi constatada através de mapeamento que apresentou o total de 1.559 edifícios construídos durante 1950-2000. Essa distribuição espacial da verticalização é resultado da produção do espaço para diferentes camadas sociais, taxas de lucros, diferentes tamanhos e padrões de edifícios, diferentes estratégias e pontos de vista dos agentes incorporadores que dão a idéia de “desigualdade” na e da produção do espaço por intermédio da localização dos prédios.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Carlos Cassemiro Casaril
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.