OS CICLOS DA CRIANÇA: ESPAÇO DE VIDA, LUGARES DE EXISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103216066Palabras clave:
crianças, lugar, ciclos de vida, região cultural, paisagem culturalResumen
Este texto objetiva analisar o modo de vida e dinâmica de existência das crianças, do povoado Barra do Pacuí, distrito de Ibiaí/MG, tendo em vista categorias como região cultural, paisagem cultural, lugar e ciclos de vida. O texto propõe reflexões sobre o modo de vida e suas relações com os espaços e lugares de existência. A região cultural está inserida em vários contextos e sua analise e entendimento depende de que ponto está sendo observado. Os espaços e lugares de vida também são relativizados de acordo com os tempos e períodos de vida das pessoas, aqui no caso das crianças. Os valores, crenças e costumes se alteram e modernizam de acordo com os novos símbolos e informações que se adentram à comunidade, seja por meios de comunicação, seja com a chegada de novas pessoas ou daquelas que saíram e para ali retornam. As crianças, nesse contexto, são as que primeiras a incorporarem essas novidades e serão também as primeiras a transmitirem a outros, assim como transmitirão as características de sua comunidade. Essa difusão de conhecimentos e viver da comunidade Barra do Pacuí é reafirmada num círculo sucessivo em que crianças, entre ciclos, espaços e lugares, confirmam as intenções nelas depositadas. Autores como Roberto Lobato Corrêa, Zeny Rosendahl, Carlos Brandão e Yi-Fu Tuan fundamentaram teoricamente a discussão sobre as categorias e dados coletados a partir visitas de campo, com base na pesquisa participante do Prof. Carlos Brandão, embasaram as informações da comunidade apresentada.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Alessandra Leal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.