ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Vandeir Robson da Silva Matias

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92715737

Palabras clave:

Geografia, cotidiano, teoria e metodologia

Resumen

Pensar o ensino geográfico no início do século XXI demanda superar o senso comum em alguns momentos. Os saberes cotidianos aplicados ao ensino são se suma importância na produção de saberes, todavia não se deve limitar a esse fim. O desenvolvimento do conhecimento geográfico também a busca de processos científicos, teóricos e metodológicos próprios da geografia que garantiram sustentação e base à geografia escolar. Sendo assim, o conhecimento teórico-metodológico a cerca da Geografia pelo professor é fundamental na organização e planejamento escolar. No ensino e aprendizagem da geografia além desse conhecimento o educador deve possuir em conta o cotidiano do aluno para que o saber geográfico possa ter significado para os educandos. Assim, acredita-se que o professor de geografia terá resultados satisfatórios no desenvolvimento de habilidades e competências geográficas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vandeir Robson da Silva Matias

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Geografia pela UFMG e Doutorando em Geografia pela PUC-MG.

Publicado

2008-09-22

Cómo citar

MATIAS, V. R. da S. ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 27, p. 175–183, 2008. DOI: 10.14393/RCG92715737. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15737. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos