ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors

  • Vandeir Robson da Silva Matias

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92715737

Keywords:

Geografia, cotidiano, teoria e metodologia

Abstract

Pensar o ensino geográfico no início do século XXI demanda superar o senso comum em alguns momentos. Os saberes cotidianos aplicados ao ensino são se suma importância na produção de saberes, todavia não se deve limitar a esse fim. O desenvolvimento do conhecimento geográfico também a busca de processos científicos, teóricos e metodológicos próprios da geografia que garantiram sustentação e base à geografia escolar. Sendo assim, o conhecimento teórico-metodológico a cerca da Geografia pelo professor é fundamental na organização e planejamento escolar. No ensino e aprendizagem da geografia além desse conhecimento o educador deve possuir em conta o cotidiano do aluno para que o saber geográfico possa ter significado para os educandos. Assim, acredita-se que o professor de geografia terá resultados satisfatórios no desenvolvimento de habilidades e competências geográficas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vandeir Robson da Silva Matias

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Geografia pela UFMG e Doutorando em Geografia pela PUC-MG.

Published

2008-09-22

How to Cite

MATIAS, V. R. da S. ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 27, p. 175–183, 2008. DOI: 10.14393/RCG92715737. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15737. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos