ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92715737Keywords:
Geografia, cotidiano, teoria e metodologiaAbstract
Pensar o ensino geográfico no início do século XXI demanda superar o senso comum em alguns momentos. Os saberes cotidianos aplicados ao ensino são se suma importância na produção de saberes, todavia não se deve limitar a esse fim. O desenvolvimento do conhecimento geográfico também a busca de processos científicos, teóricos e metodológicos próprios da geografia que garantiram sustentação e base à geografia escolar. Sendo assim, o conhecimento teórico-metodológico a cerca da Geografia pelo professor é fundamental na organização e planejamento escolar. No ensino e aprendizagem da geografia além desse conhecimento o educador deve possuir em conta o cotidiano do aluno para que o saber geográfico possa ter significado para os educandos. Assim, acredita-se que o professor de geografia terá resultados satisfatórios no desenvolvimento de habilidades e competências geográficas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Vandeir Robson da Silva Matias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.