AVALIAÇÃO DO PERIGO DE ESCORREGAMENTOS EM ENCOSTAS DE DUAS CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MODELO SHALSTAB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610777710

Palabras clave:

Movimentos de massa, Suscetibilidade, Modelos matemáticos, Estabilidade de taludes, Sistema de Informação Geográfica

Resumen

As cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado da Bahia, por seus atributos naturais e a ocupação não planejada de suas encostas, apresentam condições favoráveis à ocorrência de escorregamentos. Este estudo tem o objetivo de diagnosticar a suscetibilidade (perigo) a escorregamentos nessas cidades utilizando o modelo Shallow Landsliding Stability (SHALSTAB). Foi realizada uma avaliação físico-ambiental das áreas de estudo; a organização de um inventário de pontos de instabilidade e a distribuição espacial das ocorrências; a implementação do modelo SHALSTAB; e a análise da suscetibilidade e sua relação com eventos de precipitação. A avaliação do perigo de escorregamentos identificou de forma satisfatória as áreas de maior suscetibilidade em Itabuna e Ilhéus. Dentre as classes instáveis, definidas pelo modelo, a incondicionalmente instável insaturado foi a mais significativa, sendo mais expressiva em Ilhéus devido às condições geomorfológicas predominantes. Os resultados gerados pelo modelo foram confirmados pelo inventário de escorregamentos, que estavam localizados nas encostas de maior instabilidade ou proximidades. Segundo o SHALSTAB, chuvas entre 0 e 30 mm/dia são suficientes para desencadear escorregamentos em muitas dessas áreas instáveis. No entanto, a grande maioria dos escorregamentos nessas cidades foi desencadeada por volumes de precipitação maiores que a faixa definida pelo modelo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Naiara de Lima Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011). Mestre em Geotecnia (NUGEO) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Atualmente é docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Doutoranda do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGDMA/UESC). Foi professora do Instituto Federal da Bahia - Campus Brumado (2015 - 2016) e Centro Universitário UNIFG (2014 - 2018). Realiza pesquisas na área de gestão de risco de desastre e geotecnia ambiental.

  • Ronaldo Lima Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2011). Atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência nas áreas de Geologia de Engenharia, Meio Ambiente e Geotécnica. Atualmente desenvolve projetos nas áreas de Meio Ambiente, Risco Geológico a Escorregamentos e Inundações, Caracterização Tecnológica de Materiais Rochosos e Caracterização Geotécnica de Maciços Rochosos, Recursos Hídricos.

Publicado

2025-10-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SILVA, Naiara de Lima; GOMES, Ronaldo Lima. AVALIAÇÃO DO PERIGO DE ESCORREGAMENTOS EM ENCOSTAS DE DUAS CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MODELO SHALSTAB. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 107, p. 145–164, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610777710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77710. Acesso em: 5 dec. 2025.