DEEP LEARNING APLICADO NA DETECÇÃO DE CORPOS D’ÁGUA EM IMAGENS DE VANT DO PANTANAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610776023

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, Inteligência Artificial, Classificação de Imagem

Resumo

O Pantanal, a maior planície alagada contínua do mundo, enfrenta desafios de preservação devido ao ciclo sazonal de inundações e intervenções humanas. Para melhor compreender e preservar esse bioma, sistemas de monitoramento são essenciais, e o uso de técnicas de sensoriamento remoto combinadas com machine learning avançado surge como uma estratégia promissora. Este estudo investigou modelos de deep learning para classificação de corpos d'água em imagens de UAV (veículo aéreo não tripulado) do Pantanal. As imagens foram capturadas com a câmera MAVIC 2 Air, com resolução espacial de 3 cm. Foram comparados modelos de deep learning, como InterImage, DeepLabv3+ e SegFormer, para avaliar suas capacidades de classificação. Um protocolo foi estabelecido para a avaliação, considerando métricas como Intersection over Union (IoU) e Dice. O SegFormer apresentou os melhores resultados, com IoU de 96,16%, Recall de 97,85%, Precisão de 99,46% e F1 Score de 98,04%. Embora apresentassem métricas menores, DeepLabv3+ e InterImage também mostraram desempenho robusto. Todos os modelos apresentaram resultados satisfatórios, mas algumas dificuldades foram observadas na identificação precisa dos corpos d'água.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Yuri Dutra de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Geógrafo formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é doutorando em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • João Lucas Aparecido Rocha Paes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduando em Engenharia da Computação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • Maximilian Jaderson de Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

  • Maxwell da Rosa Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017) e mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Atualmente é pesquisador visitante do Instituto de Pesquisas Ecológicas.

  • Eveline Terra Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Análise Socioambiental dos domínios cerrado e Pantanal pelo curso de Geografia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

  • Ana Paula Marques Ramos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Graduada em Engenharia Cartográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquista Filho". Possui mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Carográficas (PPGCC) da FCT/Unesp. Atualmente é Professora Assistente Doutora MS 3.2 do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp.

  • Jonathan Li, University of Waterloo

    Professor titular de ciência de dados geoespaciais no Departamento de Geografia e Gestão Ambiental e professor de inteligência artificial com nomeação cruzada no Departamento de Engenharia de Design de Sistemas, Universidade de Waterloo.

  • Geraldo Alves Damasceno Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado na Universidade de Hamburgo. Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • Wesley Nunes Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Católica Dom Bosco, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • José Marcato Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor associado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

14-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Lucas Yuri Dutra de et al. DEEP LEARNING APLICADO NA DETECÇÃO DE CORPOS D’ÁGUA EM IMAGENS DE VANT DO PANTANAL BRASILEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 107, p. 38–52, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610776023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/76023. Acesso em: 5 dez. 2025.