VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E ALERTA PRECOCE DE DESASTRES: UMA ANÁLISE ESPACIAL E MULTIVARIADA DO ENGAJAMENTO PÚBLICO EM CURITIBA (PARANÁ, BRASIL)

Autores/as

  • Murilo Noli da Fonseca Pontíficia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0002-0718-3087
  • Luciene Pimentel da Silva Pontíficia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610675168

Palabras clave:

Comunicação de Risco, Preparação, Resiliência, Mudanças Climáticas

Resumen

Esta pesquisa investiga a relação entre a vulnerabilidade socioambiental e o número de celulares cadastrados voluntariamente no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para recebimento de alertas de desastres por SMS em Curitiba, Brasil. Foram utilizadas técnicas de análise multivariada e estatística espacial em um Sistema de Informações Geográficas para identificar padrões de cadastramento em diferentes contextos socioambientais. A espacialização dos dados, realizada no ArcGIS Pro, revelou que os cadastros estão concentrados em áreas periféricas mais vulneráveis, mas, proporcionalmente, são mais frequentes em regiões centrais menos expostas a riscos. Análises de autocorrelação e agrupamento (k-means) indicam que variáveis socioeconômicas, como saneamento, renda e escolaridade, influenciam negativamente o número de cadastros, sugerindo barreiras estruturais ao acesso à informação sobre riscos. Além disso, a população idosa se destaca como um grupo mais propenso ao cadastramento. Os resultados evidenciam desigualdades na difusão de alertas e reforçam a necessidade de estratégias inclusivas para ampliar a resiliência das populações mais vulneráveis, especialmente diante dos impactos das mudanças climáticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Murilo Noli da Fonseca, Pontíficia Universidade Católica do Paraná

    Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Gestão Urbana pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), doutorando em Gestão Urbana pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

  • Luciene Pimentel da Silva, Pontíficia Universidade Católica do Paraná

    Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em Engenharia Civil pela Newcastle University.

Publicado

2025-08-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FONSECA, Murilo Noli da; SILVA, Luciene Pimentel da. VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E ALERTA PRECOCE DE DESASTRES: UMA ANÁLISE ESPACIAL E MULTIVARIADA DO ENGAJAMENTO PÚBLICO EM CURITIBA (PARANÁ, BRASIL). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 106, p. 39–51, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610675168. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75168. Acesso em: 5 dec. 2025.