VARIABILIDADE DO BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREA DESMATADA NO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610472768Palabras clave:
Saldo de radiação, Desmatamento, Sertão, CaatingaResumen
O objetivo foi avaliar as componentes do balanço de radiação em uma área de Caatinga desmatada e não utilizada para fins agropecuário. Realizada na Fazenda Mourão (09º42,664’ S; 37º25,008’ W; 165m), município de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, no período entre novembro/2020 a maio/2023, com monitoramento micrometeorológico das componentes do balanço de radiação. Constatou-se alta variação nos valores médios horários do albedo, cujas médias na estação seca foram menores do que na chuvosa. Com a retirada total da vegetação detectou-se um incremento médio de 91,19% na radiação solar refletida (Rr) e aumento no albedo para 0,21 (acréscimo de 50%). Apesar das oscilações de radiação de ondas longas atmosféricas (Ra) e superfície (Rs), o balanço de ondas longas (BOL) foi sempre negativo, pois depende da temperatura da superfície e nebulosidade/precipitação, uma vez que o mesmo variou de -69,0 W.m-2 na estação seca para -54,06 W m-2 na chuvosa. A distribuição média horária do saldo de radiação (Rn) mostra basicamente o mesmo padrão da radiação solar global (Rg), refletida (Rr) e balanço de radiação de ondas curtas (BOC). Quando se desmata a Caatinga tem-se uma diminuição de 7,02% no BOC, incremento de 37,08% no BOL e redução de 13,28% no Rn.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mattheus de Melo Queiroz, Rosiberto Salustiano da Silva Junior, Luan Santos de Oliveira Silva, Carlos Alexandre Santos Querino, Marcos Antonio Lima Moura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




