VARIABILIDADE DO BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREA DESMATADA NO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610472768Palavras-chave:
Saldo de radiação, Desmatamento, Sertão, CaatingaResumo
O objetivo foi avaliar as componentes do balanço de radiação em uma área de Caatinga desmatada e não utilizada para fins agropecuário. Realizada na Fazenda Mourão (09º42,664’ S; 37º25,008’ W; 165m), município de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, no período entre novembro/2020 a maio/2023, com monitoramento micrometeorológico das componentes do balanço de radiação. Constatou-se alta variação nos valores médios horários do albedo, cujas médias na estação seca foram menores do que na chuvosa. Com a retirada total da vegetação detectou-se um incremento médio de 91,19% na radiação solar refletida (Rr) e aumento no albedo para 0,21 (acréscimo de 50%). Apesar das oscilações de radiação de ondas longas atmosféricas (Ra) e superfície (Rs), o balanço de ondas longas (BOL) foi sempre negativo, pois depende da temperatura da superfície e nebulosidade/precipitação, uma vez que o mesmo variou de -69,0 W.m-2 na estação seca para -54,06 W m-2 na chuvosa. A distribuição média horária do saldo de radiação (Rn) mostra basicamente o mesmo padrão da radiação solar global (Rg), refletida (Rr) e balanço de radiação de ondas curtas (BOC). Quando se desmata a Caatinga tem-se uma diminuição de 7,02% no BOC, incremento de 37,08% no BOL e redução de 13,28% no Rn.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mattheus de Melo Queiroz, Rosiberto Salustiano da Silva Junior, Luan Santos de Oliveira Silva, Carlos Alexandre Santos Querino, Marcos Antonio Lima Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





