IMPACTOS DA AÇÃO HUMANA SOBRE OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, NO SEMIÁRIDO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510172759Palabras clave:
DPSIR, Reservatórios, DesertificaçãoResumen
Os reservatórios de água são grandes aliados para uma boa convivência com o semiárido, oferecem diversos serviços ecossistêmicos (SE) que são importantes para a qualidade de vida das pessoas. A classificação dos SE prestados por reservatórios, é importante, para que além do conhecimento de quais serviços são ofertados, seja possível contribuir para uma gestão e um manejo sustentável minimizando os impactos causados pela interferência humana. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais os SE prestados pelo Açude Ministro João Alves (Boqueirão), em Parelhas/RN, durante a estação chuvosa anual da região e avaliar como esses serviços estão sendo impactados. Para isso, os procedimentos metodológicos foram: listagem de controle em campo para identificação dos SE, classificação dos serviços através da CICES (v. 5.1) e aplicação do método DPSIR para avaliação dos impactos. Os resultados apontaram ocorrência dos serviços nas três categorias - provisão, regulação e manutenção e culturais - durante a estação chuvosa (mesmo que apenas em determinados períodos do ano). Pode-se então chegar à conclusão de que os serviços hídricos oferecidos pelo reservatório são predominantes durante os meses do ano em que há um maior registro pluviométrico. O comprometimento no abastecimento humano e animal foi considerado um dos impactos mais visíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Liliane dos Santos Araújo, Diógenes Félix da Silva Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




