IMPACTOS DA AÇÃO HUMANA SOBRE OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, NO SEMIÁRIDO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510172759Palavras-chave:
DPSIR, Reservatórios, DesertificaçãoResumo
Os reservatórios de água são grandes aliados para uma boa convivência com o semiárido, oferecem diversos serviços ecossistêmicos (SE) que são importantes para a qualidade de vida das pessoas. A classificação dos SE prestados por reservatórios, é importante, para que além do conhecimento de quais serviços são ofertados, seja possível contribuir para uma gestão e um manejo sustentável minimizando os impactos causados pela interferência humana. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais os SE prestados pelo Açude Ministro João Alves (Boqueirão), em Parelhas/RN, durante a estação chuvosa anual da região e avaliar como esses serviços estão sendo impactados. Para isso, os procedimentos metodológicos foram: listagem de controle em campo para identificação dos SE, classificação dos serviços através da CICES (v. 5.1) e aplicação do método DPSIR para avaliação dos impactos. Os resultados apontaram ocorrência dos serviços nas três categorias - provisão, regulação e manutenção e culturais - durante a estação chuvosa (mesmo que apenas em determinados períodos do ano). Pode-se então chegar à conclusão de que os serviços hídricos oferecidos pelo reservatório são predominantes durante os meses do ano em que há um maior registro pluviométrico. O comprometimento no abastecimento humano e animal foi considerado um dos impactos mais visíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Liliane dos Santos Araújo, Diógenes Félix da Silva Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.