IMPACTOS DA AÇÃO HUMANA SOBRE OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, NO SEMIÁRIDO DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510172759

Palavras-chave:

DPSIR, Reservatórios, Desertificação

Resumo

Os reservatórios de água são grandes aliados para uma boa convivência com o semiárido, oferecem diversos serviços ecossistêmicos (SE) que são importantes para a qualidade de vida das pessoas. A classificação dos SE prestados por reservatórios, é importante, para que além do conhecimento de quais serviços são ofertados, seja possível contribuir para uma gestão e um manejo sustentável minimizando os impactos causados pela interferência humana. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais os SE prestados pelo Açude Ministro João Alves (Boqueirão), em Parelhas/RN, durante a estação chuvosa anual da região e avaliar como esses serviços estão sendo impactados. Para isso, os procedimentos metodológicos foram: listagem de controle em campo para identificação dos SE, classificação dos serviços através da CICES (v. 5.1) e aplicação do método DPSIR para avaliação dos impactos. Os resultados apontaram ocorrência dos serviços nas três categorias - provisão, regulação e manutenção e culturais - durante a estação chuvosa (mesmo que apenas em determinados períodos do ano). Pode-se então chegar à conclusão de que os serviços hídricos oferecidos pelo reservatório são predominantes durante os meses do ano em que há um maior registro pluviométrico. O comprometimento no abastecimento humano e animal foi considerado um dos impactos mais visíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Liliane dos Santos Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduada em Geografia pela UFRN, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente UFRN/PRODEMA.

  • Diógenes Félix da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Geografia pela UFRN, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente UFRN/PRODEMA, Doutor em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas pela Universidade de Aveiro, UA, Portugal.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAÚJO, Ana Liliane dos Santos; COSTA, Diógenes Félix da Silva. IMPACTOS DA AÇÃO HUMANA SOBRE OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, NO SEMIÁRIDO DO BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 209–223, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510172759. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/72759. Acesso em: 5 dez. 2025.