GEOGRAPHY AND VIRTUAL FIELDWORK: TEACHING AND LEARNING PROCESS IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC

Authors

  • Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha Universidade Estadual de Montes Claros
  • Brenda Soares Ribeiro  Universidade Estadual de Montes Claros
  • Felipe Maurício Pereira de Jesus Universidade Estadual de Montes Claros
  • Samuel Carlos Santos Marques Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rahyan Carvalho Alves Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0001-7225-5959

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365050

Keywords:

Fieldwork, Pandemic, Environmental Geomorphology, Teacher Training, Montes Claros/MG

Abstract

The objective of this work is to briefly present the experience of the virtual fieldwork carried out in the year 2020, from the proposal of the Environmental Geomorphology discipline, of the in Geography degree, of a State University located in the Minas Gerais state. For this purpose, a bibliographic review and presentation of an experience report were used as methodology. As a result, we found that the areas studied have a certain degree of degradation, which require strategic planning for the preservation and maintenance of their natural resources. And that even in times of reclusion, due to the Covid-19 pandemic, it is possible to carry out geographical fieldwork remotely, since such activity is essential for teacher training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda do Curso de Geografia.

Brenda Soares Ribeiro , Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda do curso de Geografia.

Felipe Maurício Pereira de Jesus, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando do Curso de Geografia.

Samuel Carlos Santos Marques, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando do Curso de Geografia.

Rahyan Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Outsider, Insider, Turismo, Educação Patrimonial, Patrimônio e as categorias Paisagem e Lugar, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor Efetivo da UNIMONTES, ministrando a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade e Subcoordenador do Cursinho Popular Darcy Ribeiro - Emancipa Unimontes. Professor da educação básica entre os anos 2010 a 2021, atuando no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos. Pareceristas de Revistas Científicas e membro do corpo editorial da Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas de concursos e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

Published

2023-06-12

How to Cite

ROCHA, V. . T. R.; RIBEIRO , B. S.; JESUS, F. M. P. de; MARQUES, S. C. S.; ALVES, R. C. GEOGRAPHY AND VIRTUAL FIELDWORK: TEACHING AND LEARNING PROCESS IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 213–225, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365050. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65050. Acesso em: 17 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos