TEACHER AND TEXTBOOK: LOOKS AT SCHOOL GEOGRAPHY IN DIVERSITY CONTEXTS

Authors

  • Carina Copatti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leonardo Pinto dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249162453

Keywords:

Learning, Basic Education, Geography Teaching

Abstract

Through this research, we seek to address the teaching of Geography in meeting the diversities in/for geographic education, taking as a centrality the relation among teacher, textbook and geographic science. Methodologically, the work is built through a bibliographical research and also considers the two authors’ professional performance, both for their experience in the evaluation of textbooks and in their teaching activities in different realities of places and subjects. In this sense, we tried to think: how can Geography contribute to the reading of the world in different contexts? How do textbooks contribute or hinder learning in these spaces? How can teachers use these resources, combining geographic science and lifeworld realities? In order to meet diversity, the teacher needs to consider the relationship between science and the world of life when acting in contexts of diversity, (re)signifying textbook proposals. When interpreting different texts and images brought by the book, mediated by the teacher, students tend to understand the transformations that involve the relations that human beings build in society, provoking thinking about the different realities and socio-spatial diversity of the world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio; PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental; PNLD 2021 - objeto 1 - Projetos Integradores; PNLD 2021 - objeto 2 - Obras por grande área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Foi coordenadora adjunta na avaliação dos livros didáticos - PNLD 2019, versão de adequação à BNCC. Trabalhou durante dez anos em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, construindo pesquisas que envolvem ensino de Geografia, educação escolar indígena e educação do campo. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais, livro didático, educação geográfica e pensamento geográfico de professor. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Currículo e Processos Pedagógicos Escolares (GEPECPE-UFES). É vice-líder do Grupo de Investigadores Iberoamericanos em Educação Geográfica (IIEG), integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia (GECEF) e atua como colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF).

Leonardo Pinto dos Santos, Universidade Federal do Pará

Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira, onde coordena o Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (LabPrat). Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico (2013) e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É integrante do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores e do Grupo Autonarrativas e formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, PNLD 2018 Geografia Ensino Médio, PNLD 2019 Projetos Integradores, PNLD 2019 Atualização BNCC Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, PNLD 2020 Projetos Integradores e no PNLD 2021 Projetos Integradores e Projeto de vida. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente. Vinculado ao projeto de pesquisa Perfil do profissional docente que atua no componente curricular de Geografia nas escolas públicas da educação básica de Porto Alegre desenvolvido na UFRGS

Published

2023-02-22

How to Cite

COPATTI, C.; SANTOS, L. P. dos. TEACHER AND TEXTBOOK: LOOKS AT SCHOOL GEOGRAPHY IN DIVERSITY CONTEXTS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 243–257, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162453. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62453. Acesso em: 22 nov. 2024.