FRAGILIDADE AMBIENTAL E DINÂMICA GEOSSISTÊMICA: MAPEAMENTO DA PAISAGEM NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LOURENÇO VELHO, SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207146666Keywords:
Geossistemas. Hierarquia de classificação. Fragilidade ambiental. Meios dinâmicos. Bacias hidrográficas.Abstract
O arranjo e organização dos mosaicos de paisagem, revelados à superfície como unidades dinâmicas concentradoras de fluxos de matéria e energia, obedecem a uma ordem de classificação definida por homogeneidades e heterogeneidades. Nas bacias hidrográficas, consideradas por lei quando do desenvolvimento de estudos de impactos ambientais, esses mosaicos expõem a relação sistêmica existente nos terrenos compreendidos por divisores topográficos sob a influência de um canal de drenagem principal e seus tributários. Esse trabalho investigou a dinâmica das unidades de paisagem na bacia hidrográfica do rio Lourenço Velho, importante referência físico-geográfica do sul do estado de Minas Gerais, utilizando a concepção geossistêmica associada à fragilidade ambiental, em duas escalas hierarquizadas de análise. A compartimentação geomorfológica e a fragilidade ambiental nortearam a classificação das unidades geossistêmicas hierarquicamente superiores e inferiores, respectivamente, e são apresentadas aqui em documento cartográfico único, contendo também, o posicionamento da paisagem em cena. Os resultados sintetizaram a relevância da fragilidade ambiental quando utilizada na investigação da dinâmica das unidades geossistêmicas de paisagem diante da substituição do quadro natural pela inserção do uso antrópico e servem como balizadores de trabalhos futuros que estejam ajustados ao planejamento do território e à gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.