A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CIDADANIA ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207246377Keywords:
Cidadania, Representação social, Geografia.Abstract
O trabalho aqui apresentado diz respeito a uma investigação sobre as representações sociais de cidadania em um grupo de jovens escolares matriculados em escola pública da rede estadual de ensino do Paraná. O estudo envolveu 51 jovens, entre 13 e 17 anos, os quais responderam individualmente a um questionário com questões abertas e de múltipla escolha. A pergunta central desse questionário – “O que você entende por cidadania?” – gerou respostas que foram ponderadas por meio da análise de conteúdo. O trabalho mostra uma possibilidade de leitura sobre as representações sociais e como elas podem ser utilizadas para a aproximação dos jovens escolares e de seus conhecimentos. Compreende-se que a articulação entre esses dois saberes é de fundamental importância para uma educação significativa aos jovens, permitindo ainda a problematização de fenômenos por vezes naturalizados. Os resultados da pesquisa indicam que há uma representação social de cidadania específica entre os jovens, formuladas a partir da afetividade, ou seja, na relação afetiva que estabelecem na convivência coletiva na cidade, e da funcionalidade da vida em sociedade, o cumprimento de regras e leis.
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