O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP

Authors

  • Célia Regina da Silva Zerbato Centro Universitário de Jales
  • Sedeval Nardoque Nardoque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941090

Keywords:

Geographic Literacy., Geography curriculum., Curriculum Proposal., Educational policies.

Abstract

Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Célia Regina da Silva Zerbato, Centro Universitário de Jales

Célia Regina da Silva Zerbato

Graduada em Geografia pelo Centro Universitário de Jales

Sedeval Nardoque Nardoque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sedeval Nardoque

Graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Jales

Published

2019-07-08

How to Cite

ZERBATO, C. R. da S.; NARDOQUE, S. N. O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 144–157, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941090. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos