O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941090Palabras clave:
Alfabetização Geográfica, Currículo de Geografia, Proposta Curricular, Políticas Educacionais.Resumen
Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.