PERDA DE SOLO POR EROSÃO HÍDRICA EM BACIA HIDROGRÁFICA: O CASO DA ÁREA DE DRENAGEM DA BARRAGEM DO RIO JURAMENTO, NO NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196702Keywords:
Degradação. Solo. Geotecnologias.Abstract
A erosão hídrica é um dos mais importantes problemas de degradação do solo. A identificação de áreas com problemas de erosão hídrica faz se necessária para propor técnicas conservacionistas que mitigam tal fenômeno. O levantamento de informações inerentes ao processo erosivo hídrico pode ser realizado por meio de diversas ferramentas, em especial por meio das geotecnológicas livres, como software, imagens de satélite e de radar. Analisar a erosão em bacias hidrográficas com presença de barragem para abastecimento humano é importante para monitorar a capacidade de armazenamento de água nesse reservatório. Diante dessa situação, a área deste estudo é a Área de Drenagem da Barragem do Rio Juramento (ADBRJ), representa 98,3 % da bacia hidrográfica do Rio Juramento, sendo responsável por 67% no abastecimento de água na cidade de Montes Claros. Nesse contexto, este trabalho tem como principal objetivo identificar as áreas de Risco de Erosão Laminar (REL) por meio de ferramentas geotecnológicas livres. De maneira específica, buscou-se estimar a perda de solos por meio da Universal Soil Loss Equation (USLE) para o ano 2015. Os resultados apontam que o risco de erosão laminar aumenta, significativamente, quando as práticas conservacionistas são desconsideradas. Cerca de 52% da área total da bacia, encontra-se entre Muito Baixo e Baixo Risco de Erosão laminar. Entretanto, 32,91% estão com Alto a Muito Alto Risco de Erosão Laminar. Constatou com a aplicação da USLE que na área de estudo perde-se, em média, 48,01 t.ha-1.ano-1, valores que a classifica como magnitude média em perdas de solos por erosão laminar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.