VULNERABILIDADE NATURAL A PERDA DE SOLOS NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS E SEUS IMPACTOS SOBRE A A TERRA INDÍGENA RIO MÉQUENS - RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196607Keywords:
gestão em terras indígenas, impactos ambientais, modelagem geográfica.Abstract
A estabilidade do ambiente físico em torno das terras indígenas de Rondônia é perturbada pelo processo de ocupação encorajado pelo Estado Nacional. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar a vulnerabilidade natural à perda de solo no município de Alto Alegre dos Parecis e avaliar os impactos desse processo sobre a terra indígena Rio Mequéns. Foi utilizada uma modelagem geográfica num Sistema de Informação Geográfica (SIG).. Os resultados revelaram que a perda de solo favoreceu a formação de voçorocas e areais em áreas mais altas do relevo. Assim, o material particulado que se desprende pode atingir os cursos de água dentro da terra indígena o que inviabiliza a navegação em períodos de estiagem e afeta a ictiofauna, que faz parte da dieta alimentar dos povos indígenas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.