VULNERABILIDADE NATURAL A PERDA DE SOLOS NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS E SEUS IMPACTOS SOBRE A A TERRA IND͍GENA RIO MÉQUENS - RONDÔNIA

Authors

  • Alex Mota dos Santos Universidade Federal de Goiás Campus Aparecida de Goiânia
  • Jéssica Linhares da Silva Frederico Instituto Federal do Pará, campus Itaituba

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196607

Keywords:

gestão em terras indígenas, impactos ambientais, modelagem geográfica.

Abstract

A estabilidade do ambiente físico em torno das terras indígenas de Rondônia é perturbada pelo processo de ocupação encorajado pelo Estado Nacional. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar a vulnerabilidade natural à perda de solo no município de Alto Alegre dos Parecis e avaliar os impactos desse processo sobre a terra indígena Rio Mequéns. Foi utilizada uma modelagem geográfica num Sistema de Informação Geográfica (SIG).. Os resultados revelaram que a perda de solo favoreceu a formação de voçorocas e areais em áreas mais altas do relevo. Assim, o material particulado que se desprende pode atingir os cursos de água dentro da terra indígena o que inviabiliza a navegação em períodos de estiagem e afeta a ictiofauna, que faz parte da dieta alimentar dos povos indígenas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal de Goiás Campus Aparecida de Goiânia

Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologias, com área de atuação em geociências.

Published

2018-07-18

How to Cite

DOS SANTOS, A. M.; FREDERICO, J. L. da S. VULNERABILIDADE NATURAL A PERDA DE SOLOS NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS E SEUS IMPACTOS SOBRE A A TERRA IND͍GENA RIO MÉQUENS - RONDÔNIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 66, p. 97–115, 2018. DOI: 10.14393/RCG196607. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/38620. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos