CULTURA AÇORIANA NO CONTEXTO DA CIDADE-MERCADORIA: DA INVISIBILIDADE À MERCANTILIZAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS - SC
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175909Keywords:
Cultura Açoriana, City-marketing, Identidade, Espaço Urbano.Abstract
O litoral catarinense teve uma expressiva contribuição do legado cultural açoriano, cuja colonização aconteceu em meados do século XVIII e que até hoje é visível na arquitetura, culinária, tradições, lendas, histórias, modo de falar, religião, entre outras manifestações. Contudo, tal legado permaneceu por muito tempo "invisível" na história local, retomado especialmente com o avanço da urbanização e modernização das cidades, no caso desta pesquisa, em Florianópolis (SC), no intuito de reinventar uma cultura que caracterizasse Santa Catarina, mas que causou impacto no modo de vida tradicional, pois muitas práticas realizadas no passado foram vistas como atrasadas. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo discutir a relação entre a urbanização e a reinvenção da cultura açoriana em Florianópolis, levando em consideração ainda a discussão sobre identidade dentro do contexto da cidade-mercadoria, que aliado ao marketing urbano busca convencer a população local para atingir os interesses dos atores hegemônicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.