O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144823355Keywords:
Ensino de Geografia, Formação de professores, metrópoles, projetoAbstract
A pesquisa está presa ao entendimento do ensino de geografia feita por meio de projetos educacionais nos cursos de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) na metrópole de São Paulo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu na metrópole do Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar a experiência vivenciada nos cursos de formação de professores de geografia dentro de disciplinas que tem como foco o desenvolvimento de projetos educacionais na área de geografia servindo de embasamento reflexivo na formação desses profissionais. A metodologia adotada esta presa na pesquisa qualitativa e participativa, destacando a leitura de referências chaves e acima de tudo o relato das experiências vividas. Os temas sobre a metrópole e o urbano estão sempre presentes nos projetos educacionais possibilitando o confronto entre as diferentes imagens e representações do urbano, sejam as cotidianas ou as científicas. A pesquisa é um convite a pensar em projetos no ensino de geografia articulando o potencial interdisciplinar do ambiente escolar como espaço educativo e apresenta experiências em cursos empenhados em formar professores de geografia comprometidos com os desafios do mundo atual.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Clezio dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.