PLANEJAMENTO DO MEIO FÍSICO A PARTIR DA ABORDAGEM DA TECNICA DE CAPACIDADE DE USO DA TERRA NA SUB-BACIA DO RIO DAS PEDRAS, ITATINGA-SP.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144722729Keywords:
planejamento ambiental, geoprocessamento, SIGAbstract
O estudo visou o mapeamento das classes de capacidade de uso do solo para a sub-bacia do Rio das Pedras, Itatinga-SP a fim de se estabelecer mais um mecanismo de planejamento do meio físico para a área estudada. Foram utilizadas cartas topográficas na escala 1:10000 para a obtenção do mapa de declividade, o qual foi posteriormente cruzado com o mapa de solos da área por meio do ArcGIS 10 a partir dos critérios estabelecidos pelo quadro de julgamento elaborado por Zimback e Rodrigues (1993) para a geração do mapa de capacidade de uso da área estudada. Como resultados foram identificadas as seguintes denominações: Classe III com limitações quanto à baixa fertilidade aparente e restrições quanto ao risco de erosão nas classes de declive mais acentuadas e classe VI com as mesmas especificações acima porém com o agravante de textura arenosa em todo perfil, implicando maiores riscos de erosão sobretudo em áreas de declive mais acentuado e contaminação de poluentes por apresentar alta permeabilidade. Conclusões: Com a elaboração do mapa de capacidade de uso do solo da área, é possível tomar diferentes decisões para cada região da sub-bacia respeitando suas características individuais.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Rodrigo José Pisani, Julio César Demarchi, Sérgio Campos, Zacarias Xavier Barros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.