A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO

Authors

  • Antonio Santiago da Silva
  • José Vieira Neto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113616255

Keywords:

Geografia, educação, EJA.

Abstract

Este artigo trata-se de uma pesquisa empírica realizada durante do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina de Didática e Prática do Ensino de Geografia, que buscou elucidar os motivos levaram os educandos a pararem e retornarem seus estudos. Busca ainda, ressaltar a importância dos conceitos e teorias da Geografia como suporte a uma visão de mundo emancipadora na Educação de Jovens e Adultos - EJA, bem como, mostrar a forma como os estudantes chegam à escola e a compreensão que trazem sobre a disciplina, bem como as práticas nesta modalidade de ensino, observando se esta condiz com as reais aspirações destes alunos. Os resultados apontam que do total, 20% dos estudantes estão satisfeitos com a aula que recebem, em contrapartida 36% afirmaram que querem aulas práticas/campo, e 14% querem mais aulas com uso de vídeos, músicas e fotos, e 6% dos entrevistados querem que o professor aprofunde nos conteúdos da Geografia, ter mais aulas por semana, e o restante dos entrevistados 3% responderam ser necessário o livro didático para o EJA, mais 3% responderam que querem espaço para os alunos participarem das aulas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Santiago da Silva

Bacharel e licenciado em Geografia - UFG, Campus Catalão - GO

José Vieira Neto, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor - Departamento de Geografia - UFG, Campus Catalão - GO

Published

2011-01-02

How to Cite

SILVA, A. S. da; VIEIRA NETO, J. A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CATALÃO - GO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 36, p. 23–36, 2011. DOI: 10.14393/RCG113616255. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16255. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos