OS CICLOS DA CRIANÇA: ESPAÇO DE VIDA, LUGARES DE EXISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103216066Keywords:
crianças, lugar, ciclos de vida, região cultural, paisagem culturalAbstract
Este texto objetiva analisar o modo de vida e dinâmica de existência das crianças, do povoado Barra do Pacuí, distrito de Ibiaí/MG, tendo em vista categorias como região cultural, paisagem cultural, lugar e ciclos de vida. O texto propõe reflexões sobre o modo de vida e suas relações com os espaços e lugares de existência. A região cultural está inserida em vários contextos e sua analise e entendimento depende de que ponto está sendo observado. Os espaços e lugares de vida também são relativizados de acordo com os tempos e períodos de vida das pessoas, aqui no caso das crianças. Os valores, crenças e costumes se alteram e modernizam de acordo com os novos símbolos e informações que se adentram à comunidade, seja por meios de comunicação, seja com a chegada de novas pessoas ou daquelas que saíram e para ali retornam. As crianças, nesse contexto, são as que primeiras a incorporarem essas novidades e serão também as primeiras a transmitirem a outros, assim como transmitirão as características de sua comunidade. Essa difusão de conhecimentos e viver da comunidade Barra do Pacuí é reafirmada num círculo sucessivo em que crianças, entre ciclos, espaços e lugares, confirmam as intenções nelas depositadas. Autores como Roberto Lobato Corrêa, Zeny Rosendahl, Carlos Brandão e Yi-Fu Tuan fundamentaram teoricamente a discussão sobre as categorias e dados coletados a partir visitas de campo, com base na pesquisa participante do Prof. Carlos Brandão, embasaram as informações da comunidade apresentada.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Alessandra Leal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.