O TERRITÓRIO E AS POSSIBILIDADES DA LEITURA GEOGRÁFICA DO SISTEMA DO CAPITAL: QUESTIONAMENTOS ACERCA DA SUBSUNÇÃO DO TRABALHO CAMPONÊS

Authors

  • Wagnervalter Dutra Júnior Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG102915803

Keywords:

espaço agrário, território, trabalho camponês, questão agrária, movimentos sociais no campo

Abstract

O presente artigo discute as possibilidades de leitura crítica do espaço estabelecida a partir da mediação da contradição capital x trabalho nos termos da expressão espacial da luta de classes e dos conflitos que são produzidos pela sociedade produtora de mercadorias (o reino do trabalho abstrato). A partir de tal perspectiva pensar a respeito da produção do espaço agrário significa considerar as contradições inerentes à produção da vida material no sistema do capital. O território emerge como elemento central no processo de compreensão das contradições do modo de produção capitalista, tendo em vista que a apropriação privada caracteriza a formação do mesmo, colocando-se como vetor de afirmação da propriedade privada e do trabalho abstrato concomitantemente, sem tal processo não haveria possibilidade de reprodução ampliada do capital. O território se põe como mediação na compreensão da questão agrária - social e do espaço agrário, e a "forma" de valorização do/no espaço pressupõe que existem limites e possibilidades para a compreensão e a ação dos movimentos sociais no campo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wagnervalter Dutra Júnior, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Geografia pela UFS
Prof. Visitante UNEB – Campus VI Caetité - BA

Published

2009-03-15

How to Cite

DUTRA JÚNIOR, W. O TERRITÓRIO E AS POSSIBILIDADES DA LEITURA GEOGRÁFICA DO SISTEMA DO CAPITAL: QUESTIONAMENTOS ACERCA DA SUBSUNÇÃO DO TRABALHO CAMPONÊS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 29, p. 183–186, 2009. DOI: 10.14393/RCG102915803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15803. Acesso em: 27 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos