VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO EM MUNICÍPIOS LOCALIZADOS EM DIFERENTES SUB-REGIÕES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71915498Keywords:
Climatologia, El-Niño, séries temporaisAbstract
Foram utilizados dados de precipitação referentes ao período 1961-2000 dos municípios de Cabrobó, Garanhuns e Triunfo, localizadas no estado do Pernambuco, com o objetivo de avaliar a variabilidade temporal deste elemento meteorológico neste período. Neste sentido, foi realizada distribuição em séries de 10 anos correspondendo aos sub-períodos de 1961-70, 1971-80, 1981-90 e 1991-00, sendo analisado desta forma as variações deste elemento, utilizando-se o desvio normalizado e o método dos mínimos quadrados para avaliação das tendências de precipitação. Constatou-se que houve diminuição da precipitação, principalmente na última década, mínima de 67,0 mm em Cabrobó, fato este associado ao fenômeno El-Niño, ocorridos em 1993 e 1997/1998. De um modo geral, conclui-se que no período de 1961-2000 houve diminuição da precipitação no Estado de Pernambuco de até 11,8 mm em relação a média histórica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2006 Francisca Magnólia de Oliveira, Vanda Maria de Lira, Renilson Targino Dantas, Werônica Meira de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.